Publicado por: Raquel | agosto 19, 2008

Tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre.

 
 
Vozes  do  discurso.
 
Quando  lemos  um  texto, há  um narrador,  que  é  quem  conta  o  fato. Esse locutor ou narrador  pode  introduzir  outras  vozes  no  texto para auxiliar a narrativa.
 
Para  fazer  a introdução dessas outras  vozes no  texto, a voz  principal ou  privilegiada, o  narrador, usa o que  chamamos de  discurso. O  que  vem  a  ser  discurso dentro  do  texto? Discurso  é  a forma  como as  falas são inseridas na narrativa.
 
discurso pode  ser  classificado  em: direto, indireto e indireto livre.
 
Discurso  direto: reproduz  fiel e literalmente algo  dito  por  alguém. Um  bom  exemplo  de discurso direto são as citações ou transcrições exatas  da  declaração de  alguém.
 
Primeira pessoa (eu, nós) – é  o  narrador  quem  fala,  usando aspas ou  travessões para  demarcar  que  está  reproduzindo  a fala de outra  pessoa.
 
Exemplo de discurso  direto: “Não  gosto disso” – disse a menina  em  tom zangado.
 
Discurso indireto: o narrador,  usando  suas  próprias  palavras, conta  o  que  foi  dito  por  outra  pessoa. Temos  então  uma  mistura  de vozes,  pois  as  falas dos  personagens passam  pela  elaboração  da fala do  narrador.
 
Terceira pessoa – ele(s), ela(s) – O  narrador só  usa  sua  própria voz, o  que foi  dito pela  personagem  passa pela elaboração do  narrador. Não  há  uma  pontuação específica que  marque  o  discurso  indireto.
 
Exemplo de discurso indireto: A menina  disse em  tom  zangado, que  não  gostava daquilo.
 
Discurso  indireto  livre:  É  um  discurso misto onde . Há  uma  maior  liberdade,  o  narrador  insere  a fala  do  personagem  de  forma  sutil,  sem  fazer uso  das  marcas  do  discurso  direto. È  necessário que  se  tenha  atenção  para não  confundir a fala  do  narrador  com  a fala  do  personagem,  pois  esta surge  de repente em  meio  a fala do  narrador.
 
Exemplo de discurso indireto  livre: A menina  perambulava pela  sala irritada e zangada. Eu  não gosto  disso! E parecia  que  ninguém  a  ouvia.
 
 
tempo  verbal  também  é  fator  determinante dos  discursos. O discurso indireto  estará  sempre no  passado  em  relação ao  discurso  direto.
 
Discurso  direto -  tempos  verbais
 
Presente  do  indicativo:  “Não  gosto disso” – diz a menina  em  tom zangado.  
Pretérito  perfeito  do  indicativo: “Não  gostei disso” – disse a menina  em  tom zangado.
Futuro  do  indicativo: “Não  gostarei disso” – disse a menina  em  tom zangado.
Imperativo: – Vista o  agasalho,  meu  filho.
 
Discurso Indireto – tempos verbais
 
Pretérito  imperfeito do indicativo: A menina afirmou  que  estava zangada.
Pretérito-mais-que-perfeito  do  indicativo: A menina  afirmou que  estivera  zangada (composto –  A menina  afirmou que tinha estado  zangada)
Futuro do  pretérito : A menina disse que  estaria zangada.
Pretérito  imperfeito  do  subjuntivo: A mãe  recomendou-lhe que vestisse  o agasalho.
 
 
Responses

  1. os discursos deviam estar em tabelas para melhor compreensçao

    • naum é muito boum pois naum ah muitos exemplos e preciza fikar um pouco mais explicado!
      mais me ajudou um pouco sim .

      “‘”‘”‘”‘”♥”‘”‘”‘”‘

      [:)]

      • legalsinha vc menina da buceta grande

      • pior mais o discurdo indireto e mesmo indentificado com a registra do fato dos personaguen a parte narrada nesse tipo internaciomal quando a pessoa e mesmo interiguida quando fala o fato ou nem um tipo de referencia

      • e verdade

      • esse o legal e uma comedia tem a buceta grande

    • claro que sim essas compreençao sempre continua

      • ñ essa conparação nem senpre continua ela pode continuar de outras foraçoes mais ñ e senpre

    • nao sabo

      • por que vc nao sabe

      • nao sabe escrever ???????????????????

      • escreve direito….

      • esse anonimo eum grosso idiota e otario

    • eu gostei muito quem sabe um dia a gente nao conversa

    • legau esse site

      • legau mesmo principalmente voce que o anus largo

    • eu gosteei mt de vcs colocaar as respostas desse jeitoo

    • eu tambem acho isso

    • concordo com vc plenamente

      • concorda o q babaca

    • fert you are wather how my frends mya vobher

    • eu acho que é uma mistura de discuso direto e indireto
      bjs acho que ja pude ajudar bastante nao colegaaaaaaaaaaaaa

    • fdfdfff

  2. Obrigado!! Boa matéria!!

    • isso foi muito legal , eu tenho uma prova hoje e naum sabia de nada agora eu sei

  3. amei esse site

    • tikjhgjhf

  4. Muito bem. Agora, no caso do discurso direto no pretérito perfeito do indicativo você flexionou para o mais-que-perfeito o verbo dicendi (“afirmar”) quando deveria ter flexionado o verbo da oração reproduzida (“estar”). O correto seria: “A menina afirmou que estivera (tinha estado) zangada” ou “A menina afirmou que não gostara (tinha gostado) daquilo”.

  5. gostei ajuda quem precisa muito quem ajuda um dia será bem ajudado por ele que di guia lá de cima

    Diego”COWBOY”

    • vai te fude

  6. Foi muito bom ter visitado este site.Agora já´da para 10 no trabalho.Valeu!!!!!!!!!

    • mai que bosta

      • e tambem vou falar a verdade (isso ficou uma meeeeeeerda muito idiota isso)!!!!!!!!!!!!

  7. Muito bom, Bem elaborado, dá boa compreensão. perfeito. (:

  8. Gostei,esta bem elaborado direto ao assunto;

  9. Gostei, sempre consigo entender os assuntos !!!

  10. Gostei, dessa explicação. É cláro que eu vou tira um 10 no meu trabalho.

  11. boa explicação deu para entender claramente sempre que precisar consultarei o site

  12. ta bom!!!*****

    • gostei do site , foi ótimo oque vocês falaram só deviam falar mais sobre os discursos melhor , vleu beijos seus feios kk

    • gostei do site , foi ótimo oque vocês falaram só deviam falar mais sobre os discursos melhor , vleu beijos seus feios kk
      qes povos idiotas tudo um bando de lco vão a merda !!todo mundo seus fdp

  13. Muito interessante este site, muito bom!
    Excelente!

    • ju jygrdwszsawwsedrftg yhyhujik l,kij unju hu hy fg rdf er

    • jfgvfjiegijdfkjvirtgoweirfiwhjeguisafhgaerioçyuewrtigpwoerjktwoairjgiaeugforwiejfuaewrgwJRGOERPIH0RTOHWSFGRUGFJGBIROYIUOKTOGHKRJRTHEIWROQJRGIUQRTYEWIGJOHOPTKHOERJKTGOW

      • e faiufkmmljomkjlm,nnlm ,k,mj

  14. legalll

    • mara

      • hgytyug7y

  15. adorei esse site,pois consegui fazer o meu trabalho com sucesso

  16. muito bom. porem confuso, use mais cores, assim deixara mais clara a compreencao.

  17. adorei pq achei tudo q queria em uma pagina só

  18. eu amei…esse site é muito 10*******
    bjs:*)

  19. GOSTEI DA DEFINIÇÃO DE DISCURSO DIRETO,INDIRETO E INDIRETO LIVRE

  20. adorei todos esses discursos sao um maximo.

  21. eu gostei por que ajuda as pessoas e os alunos saber mais para um trabalho de lingua portuguesa

  22. obrigada! Boa matéria!

  23. Muito legal, agora vou tirar 10 na prova!!!

  24. o assunto esta bem detalado e explicado,esta otimo para fazer trabalhos.

  25. “eu amei esse site”ah esse negócio é de doidooo

    rsrrsrsrsr
    é brincadira!!!!
    eu tambem amei esse site!!

  26. Esse site é muito bom,pois ele tira todas as nossas dúvidas e as esclarecem as ideias e dá uma oportunidade para que os estudantes se aperfeiçoem mais pelos estudos e se enteressem mais pelos trabalhos escolares………..
    Muito legal;continui assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Até mais (:

  27. bom gostei

  28. sua irma

  29. filadap………………. fdp

  30. para com isso

  31. rsrsrsrsrsrsr vc é besta ricardoo

  32. só palavrão

  33. vascooooo

  34. cala boca ricardoo

  35. oi

  36. oi

  37. vcs são loko é seus bentaH a 7ªD é a melhor

  38. eae galeraa

  39. gente a faby é uma vaca

  40. ropa,ropa,ropa da suellen

  41. td bem

  42. ivo te amo seu brigão

  43. para samara de chinga ela loka kkkkkkkkkkkk

  44. amo vc tbm ana

  45. td bem povo!

  46. para sem graça vaca é vc!!!

  47. tamara,drikinha e suellen
    amigas para sempre!

  48. eae ivo com vai oce bijos de eu e lucicici@

  49. Ana Tii amoo

  50. faby vc elouca demais rsrsrsrrsrsrsr

  51. mara,drikinha e suga
    amigas para sempre!

    • eu estavo muito atrasado para fazer esse trabalho ai eu encontrei esse sait me ajudou muito

  52. amo vc mae!

  53. Ò o jony ama a ana

  54. mara e negao!

  55. iae fmzzzzzzzzzzz

  56. mara e negao!

  57. e vc tb ivo , pato , vo e familiares!!!!!!!!!!!!!!

  58. amo vc nayara e lucy vc tão aki ->♥<-

  59. drikinha re matheus!

  60. e eu

  61. ola gente

    • oi tudo bem

      • voce nao vai falar nada

  62. corinthias e sao paulo e nos na fia farofeiro

  63. suellem e lucas´p0

  64. amo ke amo vc gaby

  65. suellem e luca

  66. ta rolando um clima ne!

  67. amo vc faby e luana

  68. suellen e alex

  69. suellen e gatao

  70. tipow thais naum fika com siumes pq tbm te amo

  71. hum sei naum ivo kkkkkkkkk

  72. vidaloka loka e poco

  73. seus burros nao tem o que fazer ?
    aki é a Patricia e a Gabriella
    seus burrosssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  74. h

  75. oi gastas desse site
    quer sair comigo todas vcs
    bjusssssssssss
    ate logo
    a sou bonitao tbm
    gostasas
    gostas de loiros
    q pena pq eu ñ sou
    ;p to zuano sou loiro sim

  76. rs

  77. Eu precisava d uma coisa mais detalhada, mas o q peguei aq já vai me ser muito útil!!

  78. Vai ser muito útil pra mim!

    \o/

  79. pow era o que eu tava precisando♥

  80. Adorei! Muito estratégista essa definição
    Bjs até+ =)

  81. Ótiimooo..!Pois tem exemplos…
    outros sites naum demostram exemplos…
    Bjim :)

    • merda na nhuma

  82. muito bom, me ajudou muito, esse site está de parabéns!

  83. foi bom eu ter visitado esse site agora eu tiro 10 no meu trabalho OK VALEU

  84. valeu,me ajudou muito.obrigado

    • -valeu,me ajundou muito.obrigado

  85. bom!

  86. Faaaale, Obrigada *–*

  87. Obrigada me ajutou um pouco!!
    Pois tem que estar mais explicado !!
    Valeuuu

  88. adoreii este site tirei 10 por ter feito o trabalho pesquisando nesse site

  89. brigado fazer isso foi tao rapido

  90. Ajudou e muito a minha busca

  91. gostei deste conteúdo explica muito bem obrigada

  92. ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  93. e ai galera odiei esse treco…bjusssssss

  94. ??????????????????nenhuma

  95. gostei muito

  96. gostei da explicação vou levar 10 no exercicio

  97. gostaria de mais indicações no caso da transposiçao do verbo no discurso direto para o
    indireto. obrigada!

  98. EU DIGO É ME POUPE PRA VCS.

  99. Muito bom esse site,tudo bem explicadinho!Adorei,parabéns!!!

  100. esclarecre bastante minhas duvidas, afinal para um bom entendedor meia palavra basta:)

  101. AMEI…….. CONSEGUI
    FAZER MEU TRABAKHO COM SUCESSO……

  102. O assunto é bem explicado, porém falta inserir mais exemplos.

  103. Boa Explicação,
    tive muito aprendizado com essa aula…
    Continue colocando essas teorias…

  104. vcs tinham mais e que agradecer nao esqueçam q o site foi feito para uso gratuito

  105. Nós duas amamos este site , sem duvidas iremos tirar 10 nessa nossa pesquisa.
    Adoramos !

  106. vao a mreda

  107. adorie esse site pois ele me deu em poucas palavras tudo oque eu precisava para o meu trabalho de portugues.

  108. otima explicaçao me ajudou bastante!!!

  109. q saide orivel nao tem nada

  110. NÃOA DAA PRAA ENTEENDER EESTEE SIITEE FAALA DEE DIISCURSÕO DIIREETÕO IINDIIREETÕO ( TEENTEEII LEER ALGUUMAAS REESPÕOSTAAS QUAANDÕO FUII VEER SÃAO SÓO PEESSOAAS ÕONVEERSAANDÕO ) TAAH MAAIIS PAAREECEENDÕO ORKUUT OUU MSN NHÉE ‘!!*

  111. NÃAO GOOSTEEI MUIITÕO DEESSE SIIITEE

  112. NÃAO GOOSTEEI MUIITÕO DEESSE SIIITEE

  113. Muito bom este site… tem uma explicação resumida, gostei bastante e foi muito facil aprender sobre o assunto…
    parabéns e obrigado.

  114. valeeeu me ajudoou muitoo Parabéens !

  115. Gostei da explicação simples deste site.
    Agora quanto a alguns comentários…minha nossa, como acabam com a nossa língua portuguesa…para entender os tipos de discurso, tem-se que aprender ortografia…

  116. falou seus inteligentes

    • vc sabe de alguma coisa por acaso?

  117. muito legallllll demais

    • oi delicia

      • oi gostosao

  118. aaaa so queria diser que são tudo FDP e se hakear me msn ta fudido neguinho

  119. bom demais explica bem estou apaixonado pelo site yeyeyeye

    • e por meninas vc ta apaixonado?
      me responde bjs?

  120. ta muito bom boa explicacao

  121. Achei essa porra uma merda do krl n explica nada vtnc quem escreveu porra ¬¬’

  122. é bom mas nem tanto, queria com 3 exemplos ok ,bjs fdp

  123. nossa vc é d+ me ajudou na liçao de casa de uma vez só valeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuu

  124. me ajudo nas minhas lições de casa de portuguesd valeuuuuuu

  125. eu gostei muito isso que bom que vc colocaram is,so para nos podemos ver e aprender

    • EU AMEI DESSA PAGINAA
      MUITO OBRIGADO
      E NOS EM SINA MAIS

  126. muito bom adorei

  127. espero tirar uma boa nota nisso

    • eu tambem quero tira ++

  128. muito bom ajudo muito
    goiania e nois

  129. Gostei muitoo desse Site , pois explica bem e não é muito longoo.
    Nota 10 !

  130. Muito bom, tirou o restinho das minhas dúvidas.

  131. mt bom

  132. bom o site e legal para quem achou e pesquisou mas para mim não por que eu acho que se eu pedir uma coisa logo vem outra,o que eu estou querendo dizer e que eu não gostei mas parabens tchal

  133. Foi muito bem explicado sim.Compoucas palavras, dar pra estudar, aprender com esse trecho e tirar boas notas sim, basta querer estudar e buscar outras fontes…Obrigada!!!

  134. Olá, foi bom e adorei as explicaçoes pq foste muito concreto em explicar e focalizar as partes interessantes para a qual nos os alunos temos precisamos entender e saber destinguir….agradeço-te sou africano de origem guineense o meu pais fala português também….!

  135. Gostei da explicação, consegui enteder,principalmente o indireto livre que estava um pouco confuso para mim. Obrigada.

  136. calem a boca

  137. amei esse site

  138. adgfhfghdggfkhk fgjhhhdfgh grdighfkgjdbjvckh ldfgjs skjdfjkjglf ljflkÇ.cvxc.,v;vb. xhfy fdfzxvdxg

  139. adoro bi vai dormir bele

  140. adoro tbm bi

  141. eae gabriel bele

  142. eu sou fdp

  143. ah mulek!!!!

  144. TU10

  145. Obrigado! Achei em termos de resumo, bastante conclusivo.

  146. kibom

  147. É ñ tá tão bom, mas espero que me ajud no meu trabalho

  148. Olha, eu gostei !
    O discurso é direto quando são as personagens que falam. O narrador, interrompendo a narrativa, põe-nas em cena e cede-lhes a palavra.
    No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram.

  149. eu gostei muito, pq é muito bom para as pessoas q vao fazer algumthabalho pra a sua escola

  150. Ficou muito bem explicado,e os exemplos me ajudaram muito.

  151. nao goste dessa definiçao

  152. muito boa a definiçao
    obrigado pela ajuda

  153. Gostei mt desse site me deram exemplos e me ajudaram mt
    Valeu!!!

  154. neymarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr yyyyyyyyyyyyyyyyy loveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee youuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • para de se troxa

  155. toma no cu

  156. baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaddddddddddddddddddddddddddddd no you tho

  157. odiei esse site

    • vc e idiota

      • oi povo , ai como eu to bandida

  158. amei o site e maravilhoso
    tirei nota 10

  159. legal acho que vou tirar um 10 na pesquisa

    • muito bom !!!

  160. eai gente td ok?
    to sabendo que o joão é ruim de bola

  161. Adorei esse blog.
    Me ajudou muito.

  162. Amei esse blog.

  163. vlw pelas informaçoes

  164. amei esse blog fala tudo sertinho e resumido achei qui tava ferrado só achano textos de resposta aé achar aki vlw mesmo :)

  165. gostei

  166. Vlw…Esse discurso feiz eu tirar 10 no meu trabalho…Vlw

  167. gostei mas devia ter mas exemplos e devia ser mais organizado mas gostei ajudou um pouco sim.

  168. gostaria q tivesse uma tabela p melhor comprençao mas me ajudou mt com o conteudo exibido

  169. nao tenho palavras

  170. ISSO E MAIOR RUIMMMMMMMMMMM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    DE: GUSTAVO

  171. ISSO E MAIOR RUIMMMMMMMMMMM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    DE: GUSTAVO 12

  172. ISSSSSSSO E MAIOR RUIM
    GENTE N ACRETIFA NISSO
    E UMA MENTIRA

    DE:LEONARDO

  173. muito bom ajudo muito

  174. legal saber disso mas para escrever é muito diminui ai vai

  175. vei que porra

  176. que merda :()toma no cu

  177. que merda :()

  178. vai tomar no cú.

  179. ruimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

  180. eu gostei mt,ajuda mt quem tem dificuldades nisso,legal vocês me ajudaram valeu! :)

  181. Foi muito Bom ter visitado esse site

  182. vai da a bunda seus nerd

  183. coco de bosta kk brink’s só quis ser engraçada e naum consegui beijoemeliga!!

  184. Gostei da publicaçao. Muito obrigada!

    • voce é muito burra ta

      • não faça feio.burro é quem não tenta dalsin!!!!!!!!!!!!

      • quem deixou esse recado insultando o conhecimento positivo do próximo é super, hiper e mega um milhão de vezes ignorante(burro) e covarde

  185. eu sou um bolinho de arroz, meus bracinhos vieram bem depois, minhas maozinhas ainda estao por vir, e eu nao tenho boquinha para sorrir, porque porque? porque eu sou um bolinho de arrooooooooz! kkkkk

  186. kkkkkkkkkkkkkk…. LEEEZERAAA TOOTAL!

  187. Me ajudou packas!!! Trabalho de Portugues. Aff.

  188. Obrigado por tirar minhas dúvidas, pois este texto aumentou ainda mais meus conhecimentos.

  189. gostei muito

  190. muito bom eu acho

  191. As publicações coerentes são sempre bem vindas.
    vá em frente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  192. vcs parecem uns gays

  193. e sse site e´um lixo vai agacha bem de devargarin

  194. eita menina da buseta boa vamo da uma trepada aiiiiiiiiiiiiii

    • e mermo

  195. sou gay mesmo idai

  196. Ish véi, quem quer transar cmg ?

    • va para o inferno tranzar com o capeta fdp do caralho

  197. me adjudoo muuuitãoo

  198. me aajudoo muuitão

  199. me ajudou muito .

  200. foi bom e me ajudou ! obrigado a quem postou !

  201. foi muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

  202. vo come a sua mãe pelada a quela vadia

  203. E VERDADENEM TUDO PODE SER
    ASSIM

  204. Foda-se essa porra

  205. Muito Obrigado Quem Colocou isso,Me ajudou bastante por que eu tenque entregar um trabalho sobre isso.Muiiiiiiiiiito Obrigado!!!

  206. e mt bom site

  207. me ajudou muito

  208. lixo huahauahasuahauhuah!!♥ lix

  209. esse site [e par4a nerd hahahae gays hahahah♥♥gays e outros do tipo baitola que feis o site hahah

  210. saite de gays odiei lixo de ssite pq nao bany esse lixo da net vai caga !! quem concorda

  211. pow! aki tem mto comentario idiota!
    mas o conteúdo não é ruim…
    ruim é o povo que acessa!!! rs

  212. gostei consegui entender as definições e os exemplos.e conclui minha pesquisa.Bom

  213. mutio interessante esse texto me ajudou muito

  214. adorei so que nao e meu tipo ler

  215. eu gostei muito me ajudou bastante

  216. ta bom vc gosto sara sara nao diga mentira

  217. boa esplicasão esse texto da né gente!!!!!!!!!! s2 s2 s2 s2

  218. Ninguém sabe escrever aqui. o_o

  219. Eu gostei….. Pois me deu tudo oque eu estava procurando!!!

  220. mui bom

  221. gostei

  222. e achei o que precisava achei bem interessante gostei muito me ajudou bastante e apreni o que é dicursos direto e discursos indiretos

  223. porra de respota é essa seus trouxa

  224. vai tomar no cú viados do carralho corno

  225. gosteiii mas o professor nen fala muitooo disso ne tendiii direitoo

  226. foi um dos mais complicados que eu já vi mais deu uma ajudada basica!!♥♥♥ e parem de falar palavroeos

  227. faleeu a peena!!!!

  228. muito bom gostei ;D

  229. ADOREI A DIDÁTICA PRECISA E A CLARIVIDÊNCIA DIRETA GRAMATICAL.
    ISSO É QUALIDADE!

  230. cala boca otario ou vao levar um soco seus trouxoes parece que nao sabe de nada este site e pra quem quer estudar

  231. pra que isso gente e qem é essa tal de xoxoxta qe ridiculo hein garotaah

  232. gostei muito! obrigado.

  233. seus cú

  234. amei .é um site bem elaborado

  235. Obrigada esse texto me ajudou bastante pq sou do 7° ano.
    parabéns ficou d+
    por que vc não posta mais de outras materias vc serve para ser professora!!
    beijão

  236. eu acho que ajudou mtuhh e kem n gst foda SE FRESCURENTO melhor ke tira 0,0 na prova VALEEW VC É d+ bjsssssss

  237. viva e nao apenas exista…………………….te adoruuuuu site

  238. gostei muito é uma boa ajuda para os meus trabalho escolar

  239. exemplo de discurso direto

  240. esse site e uma bosta nao entendi nada dessa merda apaga esse site de bosta

  241. site e uma merda nunca vi um site tao ruim

  242. ameiiii

  243. mt bom

  244. bando de filas da puta vao toma no cu seus viado suas maes sao uma

  245. nao entendi nada disso nao explica direito

  246. gostei me ajudou”só que não” zoeira

  247. querem saber vão tudo pra puta q pariu

  248. Brigado eu também estava desatualizado com esta matéria valeu

  249. é uma merda

  250. É não, merda,indiotas e otários são vcs não sabem dá valor a oportunidade que tem seus bandos de bestas!!!!!!

  251. valeeo deeu pra revisa um poco antes da prova !

  252. vão estudar mais ,para vê se adquirem mais cultura e parem de falar pornografia


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

