Publicado por: Raquel | setembro 25, 2008

Texto indutivo à reflexão, “Os que fazem a diferença”.

____________________________________________________

Visitem o  Blog: Devaneios e Loucuras (Literatura, Língua Portuguesa e Gramática)

____________________________________________________

OS QUE FAZEM A DIFERENÇA!

 

  Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar,educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou.”Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nósprofessores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos essesanos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes econtribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aquelesque fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco
são verdadeiramente especiais.

É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria osdemais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas,infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.

Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa aclassificará, de fato, num ou noutro grupo.

Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.

Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.

(autoria desconhecida)
 
About these ads

Responses

  1. Gostei desta lição de moral. rs

    Estava lendo o discurso de graduação de Neil Postman (que pode ser encontrado por aí na internet – um dia eu divulgo) e ele mencionava a péssima qualidade dos discursos dos formandos que tinha visto por anos e anos de estudo… Dos professores que não eram como ele esperava, do sistema de ensino que não era como ele esperava, dos alunos que não se interessavam como ele esperava… enfim.

    Dito isto, penso que a vontade deve partir de cada um, não da sociedade, não da cultura do dinheiro, não pelo reconhecimento… mas pela vontade que vem lá do fundo. Do interesse que quanto mais alimentamos, mais quer devorar deste mundo. A diferença está em cada um e só estes podem, através de si, mudar o que está a sua volta.

  2. tanben gostei muito

  3. AMEI ESSE LINDO TEXTO ,REALMENTE TEMOS QUE FAZE-LO A DIFERENCIA , E É BUSCANDO CONHECIMENTO QUE CHEGAMOS LÁ . APOSTANDO EM NOSSOS ALUNOS ,INCENTIVANDO ,DANDO MEIOS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR E RECRIAR SEUS PROPRIOS CONCEITOS ………….

  4. Muito bom este texto para nos fazer refletir sobre nossas atitudes e que nos faça realmente escolher a qual grupo queremos fazer parte.

  5. professores realmente tem que fazer com que suas aulas faça a diiferença ,para que seus alunos no futuro façam a diferença

  6. Isso é muito verdadeiro, apenas uma pequena porcentagem de um grupo de pessoas fazem a diferença. E temos mesmo que fazer tudo com amor, não importa o que seja, quem sabe alguém se impressione com a maneira que você realiza alguma tarefa, e quem sabe, essa pessoa não lhe dê a oportunidade que você precisa (merece).

    Muito bom o post, parabéns!

  7. muito bom. Durante a leitura fiquei pensando qual grupo eu pertenso.

  8. Parabéns,o texto foi usado para minha equipe de professoras,para refletir e descobrir quem faz a diferença,obrigado.

  9. Gostei muito do texto realmente precisamos fazer algo para que possamos fazer com que nossos alunos preste atenção ao que estamos falando

  10. Oi, muito lindo este texto, ótima semana, fique com DEUS……

  11. Parabéns pelo texto, nos pemite refletir algumas atitudes que devemos ter em sala de aula para levantar a auto estima dos nossos alunos .Sou professora e gosto do que faço. Porém,muitas vezes tenho me sentido desestimulada com o comportamento dos meus alunos. O texto me ajudou a entender que eu posso trabalhar a dificuldade dos meus educandos e incentivá- los a ser cada vez melhor em todos os aspectos da sua vida.Obrigada por fazer a difernça!

  12. Que texto em? que lição de moral.

  13. adorei esse texto e o maximo

  14. amei e um texto massa adorei adoggggggggggggggggggggggggooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  15. eu plagiei o seu texto HAHAHA

  16. hm , legal , é*- kkkkkkkkkk

  17. odieiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii e foda

    • VOCE ODIOU POR QUE VOCÊ É O RESTO OS 95% QUE SO FAZ VOLUME

  18. gostei da mensagem do seu texto, vou ler para meus alunos

  19. Gostei muito desta mensagem!
    Agredito que todos nós somos capazes de sempre fazer a diferênça, basta apenas queremos fazer isto acontecer!
    Temos sempre que acreditar que Deus sempre esta nós capacitando a cada dia de nossa vida!

  20. Creio que a primeira coisa que o Homem deve aprender é o respeito mutuo!

  21. Lindo texto, uma reflexão perfeita!

  22. A reflexao deve ser buscada a cada dia de nossa passageira vida

  23. A REFLEXÃO DESSE TEXTO É MT BOA SE TA DE PARABÉNS EM VC MEREÇE MT OBRIGADO!

  24. muito bom esse texto amei

  25. Realidade.

  26. Nosa, que texto profundo. Amei, e vou utilizá-lo nas minhas aulas.

  27. o verdadeiro professor é aquele que usa sua sabedoria para o bem de seus alunos.Parabens pelo texto…

  28. adorei o texto é lindo precisamos de professores assim fica com Deus.

  29. ADOREI muiitão mesmo este texto, bastante reflexível, e muito incentivador, tipo, eu vi a primeira vez na sala de aula, umas estagiarias estavam la e resolveram ler, foi muito bom, porque la na hora da aula que elas estavam tentando dar, realmente estava uma maior bagunça, e então ela havia levado esse texto, e tipo ficou perfeito naquela exato ocasião, adorei muito, meus colegas de classes também gostaram, e digo com muita certeza que depois do texto, os alunos ficaram todos muito comportados!

  30. ameii e muitoo top’s ;)

  31. Amei o texto, realmente precisamos serem diferente para que possamos fazer com que nossos alunos preste atenção no que está fazendo

  32. Amei !
    Realmente devemo0s parar para refletiir e chegar a uma conclusao de que é poossível mudar,basta querer!
    s2

  33. GOSTEI DO TEXTO POIS FALA DA REALIDADE E ESPERO QUE EU ESTEJA NOS 5% DOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

    • EU TAMBEM ESPERO FAZER A DIFERENÇA NÃO SO VOLUME

  34. colocar amor no que fazemos, não inporta a quem e estaremos entre o 5%

  35. legal
    e file um texto bosal gostei

  36. o texto e fantastico.gostei muito…

  37. sou aluno do curso de professores.e ja de cara me deparei com a realidade da humanidade.que é a grande mairia estar somente enxendo vaga(fazendo volume) isso serve para u mundo refletir. muito bom!!

  38. Temos que pensar, a que grupo pertence esse professor?
    Pois, não é o silêncio absoluto que produz uma boa aula. E somos nós, professores, que podemos aumentar essa porcentagem de pessoas que farão diferença no futuro!

  39. esse texto parece com peru glu glu
    yéyé

  40. esse parece com a bunda do thiago cheio de pelo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • é mermo o cu dele é cheio de cabeloi

  41. o thiago é um gay, viado, baitola e deu o cu pro diesley kkkkkk
    kkkkkkkkk
    kkkkkkk
    kkkkk yéyé

  42. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  43. Eu gostei dessa licao de moral

  44. o professor tem que se impor mesmo
    ta com razão !!!

  45. eu quero ser do resto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: