Publicado por: Raquel | agosto 10, 2008

Aula grátis: texto descritivo – Motor de busca

 

http://devaneioseloucuras-raquel.blogspot.com/

Ao verificar como as pessoas encontram o blog, percebi que os assuntos, ou palavras digitados na busca poderiam servir de sugestão para os assuntos tratados aqui.
Então vamos ao primeiro artigo de uma série que vou denominar: Motor de busca.
A primeira busca que selecionei digitou: Como ensinar texto descritivo para crianças

Segundo Othon M. Garcia (1973), “Descrição é a representação verbal de um objecto sensível (ser, coisa, paisagem), através da indicação dos seus aspectos mais característicos, dos pormenores que o individualizam, que o distinguem.”

Pode-se afirmar que Texto Descritivo é aquele que leva o leitor, ou o ouvinte a “visualizar” o que está sendo dito, e como em uma foto, não há movimento no texto descritivo, pois o objetivo é capturar uma “imagem” como ela está no momento da descrição. Uma boa forma de fazer a criança entender é exemplificar para ela o texto descritivo verbal (falado ou escrito)e o texto descritivo não verbal(fotos, pinturas, desenhos), explicando que um pode complementar o outro. Por exemplo, a foto de um cachorrinho desaparecido ao lado do texto informando suas características.

Texto descritivo é , então, desenhar, pintar, usando palavras em vez de tintas. Um bom exercício para levar a criança a vivenciar o texto descritivo e pedir que ela olhe em volta e escreva ou fale o que está vendo,descrever objetos como, sua mochila, estojo, etc. Ou que ela conte como é o coleguinha ao lado,(nessa é bom ter cuidado, pois elas costumam achar defeitos horrorosos).

Algumas das características que marcam o texto descritivo são:

•presença de substantivo, que identifica o que está sendo descrito.

•adjetivos e locuções adjetivas.

•presença de verbos de ligação.

•há predominância do predicado verbal, devido aos verbos de ligação e aos adjetivos.

•emprego de metáforas e comparações, para auxiliar na “visualização” das características que se deseja descrever.

Essa é a explicação básica e resumida de “como ensinar texto descritivo para crianças”. Lembrando que ao descrever seres vivos, as características psicológicas e comportamentais, também fazem parte da descrição.

Exemplo de texto descritivo:

“A árvore é grande, com tronco grosso e galhos longos. É cheia de cores, pois tem o marrom, o verde, o vermelho das flores e até um ninho de passarinhos”.

Sei que a pessoa que escreveu isso no motor de busca,certamente já encontrou sua resposta. Mas a explicação pode servir a outras pessoas.Caso você deseje perguntar alguma coisa, deixe na área do comentário e eu reponderei por lá mesmo.

Abs
Raquel Costa.


Responses

  1. é muito engraçado o que as pessoas digitam no motor de busca. A internet não é mais só fonte de pesquisa, é mãe e amiga. Tem gente que chega ao meu blog procurando mensagem para o dia do amigo, ou bem explícito “o que dizer em” determinada data comemorativa. Não lembro de tudo agora.
    Mas nunca tive a idéia de responder às perguntas em um post. Bem flexível você!

    abraço

  2. Flexibilidade é a tônica da sobrevivência. Mas isso já é outro post😉

    Eu acho os comentários e a verificação de como as pessoas encontram o meu blog, a parte mais interessante disso tudo. Até porque, o que eu escrevo eu já sei… São os visitantes que me trazem novidades😉

    Claro que eu não vou falar sobre tudo que vem no motor de busca ou nos comentários. Eu seleciono isso de acordo com o que me interessa e com os assuntos sobre os quais eu possa ter uma mínima competência para falar.

    Abs
    Raquel

  3. Uhm… uma pergunta qualquer me traz à tona um questionamento muito diferente, mas sempre pertinente.

    Se você recusa-se a comer carne e alguém te diz: “ou você come esta carne de galinha, ou eu mato outra galinha.” O que você faz?

    =)

  4. […] Voltando aos comentários e tentando  responder ao questionamento   que o Wilhelm fez  no post  “Aula grátis: texto descritivo – Motor de busca” […]

  5. oitudo

  6. Parabéns vc foi fantástica consegui explicar pra minha filha de 9 anos o que é texto descritivo fazendo-a vivenciar..vc é ótima Raquel… daqui pra frente sempre estarei em contato ,obrigado!!
    Dudu!!


Deixe uma resposta

Categorias

