Recomeço




 


quinta-feira, 26 de junho de 2008




https://i1.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/2-137.jpg







.




.



Bem, terminou aneura” da votação! Affe!



Foi difícil, mas mesmo sem saber ainda o resultado, dou o caso como “prova feita e entregue”. Agora resta sentar tranquilamente, com a certeza de que todo o possível foi feito, e esperar o resultado.



Seja qual for esse resultado, tenho que agradecer ao meu filho, porque se não fosse ele se mobilizar e começar a organizar a gincana de votação, eu não teria nem me animado a, de fato, tentar vencer.Eu escrevi o texto, mas se houver vitória, é devido ao esforço dele no período da votação. Ele simplesmente convocou todos os conhecidos virtuais e reais dele a ficarem votando continuamente namamãe” aqui😉 Realizou uma verdadeiraforça tarefa” de votação. Agradeço também aos rapazes que viraram madrugadas com ele, ou passaram horas, somando esforços para que eu vencesse. Portanto, meninos do FIFA, ganhando ou não… Valeu pela força! Bjokas em cada um de vocês! Juninho, você, especialmente, foi DEZ, ao prestar assistência no momento mais crítico ! Hermano, “guenta” só um pouquinho que dia 1º tá perto. Vamos torcer juntos🙂



Ah, preciso agradecer também aos meus colegas da comunidade professores do orkut, que atenderam ao meu pedido e me deram votos, fizeram até campanha…rs. O apoio de vocês na reta final foi importante pra mim. Ensinaram-me até que camiseta agora se chama ribana…rs



Eu adorei passar pela experiência de ter o meu texto entre os finalistas. Vou usar isso com meus alunos, tentando mostrar à eles que apalavra escrita” pode render algo de prático e imediato… Quem sabe assim ele parem dechiar” feito panela de pressão quando peço que eles façam uma redação




.


.


Bjokassss



.


.


Raquel




.


.


“…não sou nada, nunca serei nada, não posso querer ser nada. A parte isso tenho em mim todos os sonhos do mundo…” (Fernando Pessoa)




.


.


É sonhando que se constroi o caminho pra realizar🙂








https://i0.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/books_flying_sky_md_wht.gif




Postador Por: Raquel às 18:04
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




sábado, 7 de junho de 2008


 Vote: http://www.modamercatto.com.br/concurso/voto/blog/fatima

Reformando  totalmente  o  Blog… Agora  me  empolguei!!!  Adorei a  idéia  de  renovar  o  guarda-roupa😉


Afinal , toda  mulher  gosta  de rosas e… de  roupa  nova :))




Postador Por: Raquel às 17:02
Comentários | 2
enviar por texto por e-mail




sábado, 7 de junho de 2008


  

 http://www.modamercatto.com.br/concurso/voto/blog/fatima

“E o tempo se conta mesmo em anos. Deus me livre se fossem em dias …Como é que se pode ver a curva tão larga das coisas se se está tão próximo como é próximo o dia? Pois se às vezes a palavra que falta para completar um pensamento pode levar meia vida para aparecer.”

Clarice Lispector
(Perto do coração selvagem)


Esse pequeno  trecho  do  poema de  Clarice  me  faz  pensar…Onde  andará a  minha  palavra CERTA? Aquela que  abrirá  as  portas de  mim  mesma e  me  deixará  ver  quem  sou?


Passamos  a vida  falando,  mas como  saber qual foi  a palavrinha “mágica”  que  conquistou  a  empatia  daquele  amigo  querido? Qual  foi  a que  conquistou aquele  amor? Qual  foi  a que  emocionou alguém  até  às lagrimas? Afinal é na  nossa FALA  que está  a forma  como as  pessoas  nos  SENTEM, nos ENCHERGAM.


Palavras são pássaros  livres,  que têm  poder de bater  asas no  coração das  pessoas e provocar  vendavais  de  tristezas ou  de alegrias…Mas como  é  difícil  saber qual  palavra devemos  proferir  para causar  o  efeito  desejado em  quem  vai  ouví-la…


“São só palavras que eu tenho
Pra conquistar o seu coração…” (Henrique Marx)



Postador Por: Raquel às 17:07
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




sábado, 7 de junho de 2008


Total  surpresa e  alegria…


Já  me  disseram  que  eu  escrevo  razoavelmente  bem… Até  sei  que  é  verdade… Mas  nunca  tinha  imaginado  ganhar  algo às custas  da  minha  escrita.


Vi no  site  da Mercatto, loja  de roupas  femininas, o  convite  para  para participar  de  um  concurso escrevendo  um  pequeno  texto. Como  não  resisto a um  convite  desse  tipo, deixei  por  lá  algumas  letrinhas… E… Tcharam!!!!!


Recebi  há  dois  dias um  e-mail  deles  me  comunicando  que  estou  entre  as  três finalistas. Eu já  havia  até  me  esquecido  das  letrinhas  que  tinha  deixado  por  lá,  por  isso  a surpresa  foi  maior  ainda. Em  consequência  disso  me  animei  a  mexer  nesse blog,  que  também  estava esquecido  desde que  terminei  o curso  de informática do  qual  ele era uma  das  atividades.


Vá  ao  site  da  Mercatto  e  vote  nas  minhas  letrinhas🙂


http://www.modamercatto.com.br/concurso/voto/blog/fatima


Estou  em  último lugar,  mas  quem  sabe  com  seu  voto…


Vota  lá,  vai!!! Só  um  cliquezinho 🙂



Postador Por: Raquel às 16:55
Comentários | 0

_____________________________________________________________


 


domingo, 10 de fevereiro de 2008


 


 


E o tempo se conta mesmo em anos. Deus me livre
se fossem em dias …Como é que se pode ver a curva
tão larga das coisas se se está tão próximo como
é próximo o dia? Pois se às vezes a palavra que falta
para completar um pensamento pode levar meia vida
para aparecer.

Clarice Lispector
(Perto do coração selvagem)


 


https://i1.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/2-137.jpg



Postador Por: Raquel às 8:59
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail

_______________________________________________________________________________________________


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

“…Sentir tudo de todas as maneiras,
Viver tudo de todos os lados,
Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,
Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos
Num só momento difuso, profuso, completo e longínquo…”

“…Sentir tudo de todas as maneiras,
Ter todas as opiniões,
Ser sincero contradizendo-se a cada minuto,
Desagradar a si próprio pela plena liberalidade de espírito, E amar as coisas como Deus…”

[Fernando Pessoa/Álvaro de Campos-trechos]


Postador Por: Raquel às 11:45
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




terça-feira, 15 de janeiro de 2008


Após um  ano,  finalmente  terminei  todos  os três módulos  do  curso  Informática Educativa.


Feliz  por  ter  sido  aprovada.


 Agora  é  procurar  novos  desafios e seguir em frente.


Bjokas


Raquel


 https://i1.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/bbe.gif


 



Postador Por: Raquel às 11:40
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail


 

__________________________________________________________________________________________________

 

domingo, 11 de novembro de 2007



Uma Grande Amizade



Somente
o calor
de uma grande amizade
é capaz
de quebrar o gelo
da indiferença
e do egoísmo.

https://i0.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/fogueira1.gif

Desconheço  o  autor,  mas  assino  embaixo  da  frase. E  a deixo  aqui  para  “acalourar” o  ânimo  dos meus colegas de  curso.


Sei  que  está  difícil,  pessoal,  mas  vamos  em  frente com  coragem, determinação, o “calor’ e  apoio  uns  dos  outros. Pois  nesse  curso tive  a felicidade  de estar  justamente  nessa  turma onde  formou-se um  laço  de companherismo  e solidariedade. Essa é  a  parte  mais  importante  de  tudo estamos  construindo  aqui.


Bjokas.


Raquel


https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/2007/10/29/blinkie001.gif



Postador Por: Raquel às 13:31
Comentários | 1
enviar por texto por e-mail

____________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 29 de outubro de 2007


Dando  seqüencia ao curso, na  atividade  “Atividade 1- Queremos conhecê-lo melhor – apresentação pessoal”, tive  problemas pois  meu  powerpoint é  o  2007, e  ao  salvar  a atividade a extensão não  é  aceita  por  quem  esteja  usando  o  powerpoint  mais  antigo. Obtive  ajuda  do  tutor  de  uma outra  Disciplina, “Pesquisa na Educação Básica com uso de tecnologia”  dentro  do  mesmo  curso  do  CEDERJ. Ele  explicou  que  a resolução desse  problema  é  simples,  basta  que,  ao  salvar  o  arquivo usemos  a extensão  .doc ou  .ppt para  possibilitar  a abertura dele por  qualquer versão  do  office.


Com  isso  consegui  finalmente salvar  de forma  correta  a minha  apresentação  feita  em  powerpoint e concluir  a  atividade  1. 


 Bjoks


Raquel 


https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/2007/10/29/blinkie001.gif

 


Postador Por: Raquel às 11:11
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




segunda-feira, 15 de outubro de 2007









 Desconheço  a autoria  desse texto,  mas  me  identifico  plenamente  com  ele,  por  isso  desejo  compartilhá-lo  com  os  colegas. Acho  o  dia  de  hoje  bem  apropriado .


Bjokas


https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/raquel_trans.gif


Oração do Professor
 

 
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.

Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.

Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

 

________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

terça-feira, 25 de setembro de 2007


Cá  estamos  nós  novamente :)`


É com  imenso  contentamento  que  comunico  aos  meus  colegas  de curso que passei  para o  Mód.III. Foi  custoso,  mas  consegui🙂

A turma  teve  o  encontro  presencial  do  Mód.III dia 21-09-07. Conhecemos  a nova  plataforma  do  curso e “papeamos”.Não  pudemos  testar  de fato  a plataforma porque ainda  estão em  processo  de  migração da antiga  para  essa  nova, que  diga-se  de  passagem: é  bem  mais  bonitinha😉Por enquanto  é  só. As  aulas  começam  realmente  dia  24-09-07,  este  é  o  dia  marcado  no  cronograma  para  que  a plataforma  esteja completamente ativa  e nosso  material  esteja  disponível  para  reiniciarmos as benditas  “Atividades”. Agora  temos  uma  nova  tutora e estamos  esperançosos de  que  ela  seja  mais  comunicativa  do que  a tutoria  antiga…E vamos  em  frente  que  atrás  vem  gente…

 Achei  um  link pra reportagem  da  revista que  o  Laybert nos sugeriu.Ótima  sugestão  por  sinal.
 
 Na verdade  não  achei  não…A professora  de um  outro  cursinho  que  faço de  Linguagem e  Tecnologias  nos passou  uma  atividade  sobre  esse  texto  da  revista  ISTO É e nos  deu  o  link. Sugiro  que  vcs  tbm  leiam,  afinal  estamos  todos  nesse barco “tecnológico”.
 
 
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1964/artigo52914-1.htm
A educação na rede
Escolas e universidades aprimoram o ensino com estratégias como cursos online e aparelhos hi-tech nas salas de aula
FRANCISCO ALVES FILHO E RODRIGO CARDOSO

 
 
Bjokas
Raquel
 

https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/raquel_trans.gif

Postador Por: Raquel às 17:39
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 2 de setembro de 2007


Ontem 01-09-07, realizamos a prova presencial escrita. Agora é aguardar os resultados.


Só comigo acontece isso!!!! Lore, tive que plagiar sua frase😉


Tive de republicar tudo que tinha colocado aqui, porque o Weblogger foi reformulado e tcharammmmmmm , sumiram todos os meus posts anteriores, por isso não estranhem as postagens serem todas de hoje.Tive de colocar tudo de novo…ow canseira…


Aqui está uma pequena mostra das atividades executadas durante o Mód.2 do curso Informática para Educadores CEDERJ



http://br.geocities.com/carraquel2000/desafio (Desafio)

http://br.geocities.com/carraquel2000 (Resenha – Valente)

http://br.geocities.com/carraquel2000/projeto (Atividade Reflexão – Projeto)


 


Abraços


Raquel


 


https://i1.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/2-137.jpg



Postador Por: Raquel às 11:31
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 2 de setembro de 2007

Hoje eu desenhei uma joaninha… Não riam da minha joaninha, garanto que não pirei de vez…
O problema é que não fiz Jardim de Infância, nem C.A. Daí deu nisso ” marmanja desenhando joaninha torta.
Mas torta ou direita…


Aí está minha Atividade : Editor de Desenhos – DESAFIOS – Joaninha





Bjokas
Raquel


Postador Por: Raquel às 11:22
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




segunda-feira, 3 de setembro de 2007


Postando a ATIVIDADE TRANSFORMAÇÃO, executada no PAINT, a atividade consta de buscar qualquer figura na internet e usar o PAINT para transformá-la.


Espero que o resultado esteja ao menos aceitável. O site de onde foi tirada a figura original é : http://www.1000imagens.com


Atividades – Editor de Desenhos – Paint Modificando Imagens


x IMAGEM ORIGINAL-



x IMAGEM MODIFICADA- https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/2007/9/3/imagemmodificada.gif


 


Fátima Raquel – Pólo Campo Grande



Postador Por: Raquel às 9:51
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 2 de setembro de 2007

Editor de Desenhos ? Atividade PLANEJAMENTO
Polo Campo Grande – Fátima Raquel ? Informática para Educadores – Mód 2 – Turma 2007-2

Atividades

Planejando

Agora que você já está mais íntimo do Paint, como você acha que este aplicativo poderia ajudar em uma de suas atividades na sala de aula? R:Poderia ajudar de variadas formas, dependendo da Disciplina, série e conteúdo que o professor pretenda passar. No caso da Literatura e Língua Portuguesa, o Paint pode ser bastante útil para diversificar a elaboração de textos e facilitar a compreensão do aluno sobre o que seja um texto descritivo
Que atividade seria? R : Produção Textual
Com que objetivo? R: Diversificar e exemplificar o que significa um texto descritivo
Para que série? R: 3º ano do ensino Médio
Registre suas idéias e nos envie. A primeira etapa seria pedir que os alunos fizessem desenhos livremente escolhidos por eles, usando o Paint, após cada aluno ter terminado seu desenho, fazer com que troquem os desenhos entre si, de forma que ninguém fique com o próprio desenho, e cada um deverá produzir um texto descritivo baseado na observação do desenho do colega, ou seja, cada um deverá colocar em palavras a visão que tem do desenho que o outro fez.
A avaliação: Desde que o texto seja produzido respeitando alguma coerencia com a imagem descrita a avaliação será considerada satisfatória.




Postador Por: Raquel às 11:13
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 2 de setembro de 2007


Editor de desenhos – Atividade LOGOTIPO –

Essa atividade consiste na criação de um LOGOTIPO promovendo algum evento a ser realizado na escola.
 


 


https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/logotipo.gif



Postador Por: Raquel às 11:11
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail


 

____________________________________________________________________________________

Postador Por: Raquel às 11:22
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




segunda-feira, 3 de setembro de 2007


Postando a ATIVIDADE TRANSFORMAÇÃO, executada no PAINT, a atividade consta de buscar qualquer figura na internet e usar o PAINT para transformá-la.


Espero que o resultado esteja ao menos aceitável. O site de onde foi tirada a figura original é : http://www.1000imagens.com


Atividades – Editor de Desenhos – Paint Modificando Imagens


x IMAGEM ORIGINAL-



x IMAGEM MODIFICADA- https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/2007/9/3/imagemmodificada.gif


 


Fátima Raquel – Pólo Campo Grande



Postador Por: Raquel às 9:51
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 2 de setembro de 2007

Editor de Desenhos ? Atividade PLANEJAMENTO
Polo Campo Grande – Fátima Raquel ? Informática para Educadores – Mód 2 – Turma 2007-2

Atividades

Planejando

Agora que você já está mais íntimo do Paint, como você acha que este aplicativo poderia ajudar em uma de suas atividades na sala de aula? R:Poderia ajudar de variadas formas, dependendo da Disciplina, série e conteúdo que o professor pretenda passar. No caso da Literatura e Língua Portuguesa, o Paint pode ser bastante útil para diversificar a elaboração de textos e facilitar a compreensão do aluno sobre o que seja um texto descritivo
Que atividade seria? R : Produção Textual
Com que objetivo? R: Diversificar e exemplificar o que significa um texto descritivo
Para que série? R: 3º ano do ensino Médio
Registre suas idéias e nos envie. A primeira etapa seria pedir que os alunos fizessem desenhos livremente escolhidos por eles, usando o Paint, após cada aluno ter terminado seu desenho, fazer com que troquem os desenhos entre si, de forma que ninguém fique com o próprio desenho, e cada um deverá produzir um texto descritivo baseado na observação do desenho do colega, ou seja, cada um deverá colocar em palavras a visão que tem do desenho que o outro fez.
A avaliação: Desde que o texto seja produzido respeitando alguma coerencia com a imagem descrita a avaliação será considerada satisfatória.




Postador Por: Raquel às 11:13
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 2 de setembro de 2007


Editor de desenhos – Atividade LOGOTIPO –

Essa atividade consiste na criação de um LOGOTIPO promovendo algum evento a ser realizado na escola.
 


 


https://i2.wp.com/raquelaprendendo.weblogger.net/img/logotipo.gif



Postador Por: Raquel às 11:11
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail








.:: Links ::.


Mercatto


Farmácia de pensamentos



.:: Contato ::.

 


 


Email- raquel1@hotmail.com




.:: Arquivo ::.






.:: Visitantes ::.


Weblogger.NET Stats



.:: Músicas ::.








__________



w)clrBar(“#ffff33″,”#ccccff”,”#ff3300″);
else clrBar(“#00ccff”,”#9900ff”,”#ff00ff”);
}
if (document.all){
clrBar(null,null,null);
document.onmousemove=setcolor;
}
window.onload=setcolor;–>

_uacct = “UA-4642615-1”;
urchinTracker();


 

__________________________________________________________________________________________________

 

domingo, 2 de setembro de 2007


Editor de páginas
para Internet

Atividade 1
Formatando e salvando o texto

Polo Campo Grande – Fátima Raquel – Informática para Educadores – Mód 2 – Turma 2007-2


VALENTE , Jose Armando (org.) “Informática na Educação do Brasil: análise e contextualização histórica” in O computador na sociedade do conhecimento- Coleção informática para a mudança na educação.

Resenhado por Fátima Raquel – Pólo Campo Grande – Informática para Educadores – Mód. 2 – Turma – 2007-2


José Armando Valente, que é Coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diz no texto “Informática na Educação do Brasil: análise e contextualização histórica” que a utilização dos computadors na educação e tão antiga quanto seu uso na indústria. Desde 1955 era usado em cursos de pós -graduação, porém se resnstringia a armazenar sequências e transmití-las aos estudantes. Hoje a utilização do computador na educação é muito mais ampla, busca fazer com que o aluno seja sujeito ativo na produção do seu conhecimento. O autor ressalta a necessidade de não se associar a idéia de “Informática Educativa” ao ensino de Informática, ou conhecimentos da parte técnica da Informática, que é necessária, é claro, mas que não interfere na forma como as outras disciplinas são ministradas. A Informática Educativa a qual Valente se refere não trata de aulas técnicas de Informática, mas sim de que todas as discplinas usem a informática como instrumento, da mesma forma que usam o quadro, o caderno, lapis de cor, e outras ferramentas didáticas. O computador como um meio para aquisição de conhecimento e não um fim no ensino da Informática como disciplina. Esclarecido isso podemos tratar do que seja Informática Educativa.

Esse processo requer um professor preparado, pois a intenção não é fazer do computador só um reservatório de informações a ser consultado pelo aluno, não somente uma evolução da enciclopédia de papel, mas algo onde o aluno possa ser agente no processo ensino/aprendizagem. Para intermediar o conteúdo da disciplina e o uso que o aluno fará do computador para interagir com os conhecimentos a serem adqueridos, o professor precisa ter domínio do conteúdo (especifico em cada disciplina) , e também precisa de domínio sobre os meios que o computador pode oferecer para que esse conteúdo seja desenvolvido para e com o aluno. É necessária uma mudança complexa em toda a estrutura educaional como a conhecemos hoje. mesmo em paises como Estados Unidos e França, a entrada da Informática nas escolas ainda não conseguiu mudar o modelo pedagógico tradicional: o professor como transmissor de conteúdos e o aluno como simples “seguidor” do que o professor dita. Ainda não houve a mudança que visa colocar o aluno como produtor do seu próprio conhecimento.

A influencia da informática na educação americana e francesa no Brasil: nos Estados Unidos, a informática é usada nas escolas desde os anos 60, foi inserida de forma descentralizada, é usada em larga escala, mas ainda não é perceptível uma mudança pedagógica que ponha o aluno como sujeito ativo e produtor de conhecimento. A internet veio trazer inovação na implementação da mudança pedagógica necess ária, pois propicia acesso a bancos de dados científicos e Centros de Estudos. Na França, ao contrário dos Estados Unidos, os esforços na implementação da Informática Educativa são direcionados pelo governo e investem na formação do professor.

No Brasil a Informática Educativa vem se desenvolvendo de modo peculiar, pois , apesar de não ser ignorado o que está sendo feito nesta área em outros países, o Brasil vem implementando um trabalho produzido aqui mesmo, no qual se entegra governo e empresas de pesquisa, contribuindo para um .mesmo objetivo. Outra diferença inportante é a descentralização que há entre o MEC e as demais partes envolvidas nesse processo de desenvolvimento, e uma diferença muito importante é a abordagem do que seja Informática Educativa, aqui no Brasil a iinformática não é um fim, mas sim um meio para o desenvolvimento do aluno. O aluno aprendendo a usar a informática para pesquisar e produzir seu próprio conhecimento.

É essencial a formação do professor para que ele atue como facilitador nesse processo de apropriação do uso da informática pela educação. A mudança presisa ser de cunho pedagógica, pois visa não o dominio da informática ou do uso desta como uma espécie de livros virtual, onde só se busca informações prontas. Visa a interação entre as possibilidades oferecidas pela informática e os conteúdos que cada professor deva dominar. Isso torna a tarefa do professor se adaptar mais árdua, porque precisa de uma formação sólida em sua Disciplina , precisa de conhecimentos técnicos sobre os usos possíveis da informática, e precisa desenvolver uma metodologia nova para interagir e usar esse conjunto no desenvolvimento de material que sirva á esse novo modelo de educação que está, não só surgindo, mas se impondo nessa Era Tecnológica. O fazer pedagógico precisa ser revisto remodelado.


Texto original em : http://www.cederj.edu.br/extensao/plataforma/cursos/175260/95264/biblioteca/arqs/evolucaodainformaticaeducativanobr.pdf





Postador Por: Raquel às 10:55
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 19 de agosto de 2007

Editor de Desenhos – Atividade PLANEJAMENTO
Polo Campo Grande – Fátima Raquel – Informática para Educadores – Mód 2 – Turma 2007-2

Atividades

Planejando

Agora que você já está mais íntimo do Paint, como você acha que este aplicativo poderia ajudar em uma de suas atividades na sala de aula? R:Poderia ajudar de variadas formas, dependendo da Disciplina, série e conteúdo que o professor pretenda passar. No caso da Literatura e Língua Portuguesa, o Paint pode ser bastante útil para diversificar a elaboração de textos e facilitar a compreensão do aluno sobre o que seja um texto descritivo
Que atividade seria? R : Produção Textual
Com que objetivo? R: Diversificar e exemplificar o que significa um texto descritivo
Para que série? R: 3º ano do ensino Médio
Registre suas idéias e nos envie. A primeira etapa seria pedir que os alunos fizessem desenhos livremente escolhidos por eles, usando o Paint, após cada aluno ter terminado seu desenho, fazer com que troquem os desenhos entre si, de forma que ninguém fique com o próprio desenho, e cada um deverá produzir um texto descritivo baseado na observação do desenho do colega, ou seja, cada um deverá colocar em palavras a visão que tem do desenho que o outro fez.
A avaliação: Desde que o texto seja produzido respeitando alguma coerencia com a imagem descrita a avaliação será considerada satisfatória.





Postador Por: Raquel às 12:22
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




domingo, 2 de setembro de 2007

Editor de desenhos – Atividade LOGOTIPO –

Essa atividade consiste na criação de um LOGOTIPO promovendo algum evento a ser realizado na escola.


Postador Por: Raquel às 11:09
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Postando a ATIVIDADE TRANSFORMAÇÃO, executada no PAINT, a atividade consta de buscar qualquer figura na internet e usar o PAINT para transformá-la. Espero que o resultado esteja ao menos aceitável. O site de onde foi tirada a figura original é : http://www.1000imagens.com Atividades – Editor de Desenhos – Paint Modificando Imagens x x x x x IMAGEM ORIGINAL————–>>
x x x x x IMAGEM MODIFICADA———–>>
Fátima Raquel – Pólo Campo Grande

Postador Por: Raquel às 19:41
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




________________________________________________________________________________________________

 

terça-feira, 3 de julho de 2007



Hoje eu desenhei uma joaninha… Não riam da minha joaninha, garanto que não pirei de vez…
O problema é que não fiz Jardim de Infância, nem C.A. Daí deu nisso ” marmanja desenhando joaninha torta.
Mas torta ou direita…

Aí está minha Atividade : Editor de Desenhos – DESAFIOS – Joaninha



 

 

 

 

 




Bjokas
Raquel

Postador Por: Raquel às 20:01
Comentários | 3
enviar por texto por e-mail




segunda-feira, 2 de julho de 2007




segunda-feira, 2 de julho de 2007


ATUALIZANDO O BLOG

Como estava previsto, em 22/06/2007 comparecemos ao pólo para nossa primeira e única aula presencial nesse módulo. Qual não foi a surpresa ao constatarmos que a sala de aula estava lotada!!! Sim, surpresa porque no módulo 1 éramos dez inscritos, mas efetivamente só nós seis comparecíamos e chegamos ao termo do módulo. Agora o módulo um tem uma turma de mais de trinta alunos. Fomos , de certa forma privilegiados, pois devido a sermos em número tão reduzido tínhamos o tutor livre para nos esclarecer a maior parte das dúvidas.

Apesar de isso não vir muito ao caso, foi interessante perceber que esse modo de estudar, em cursos semi-presenciais, esteja se expandindo, e que talvez seja o modo adotado pelo Sistema de Ensino muito em breve. Ainda bem que nós, como professores vamos estar preparados para atuar nesse novo Sistema



Durante esse encontro a turma combinou de se reunir no chat que existe na sala de aula virtual do curso. Essa reunião se realizou em 25-06-2007, ficou marcada uma nova reunião no chat para o dia 03-07-2007. O objetivo é que nos mantenhamos em contato e nos ajudemos mutuamente. Também continuamos nos comunicando por meio grupo de discussão no yahoo, que foi criado no módulo 1.

A Lorena sugeriu que continuemos a realizar as atividades na mesma sequência, assim ficará mais fácil trocarmos experiências e conseguirmos ajudar uns aos outros nas dúvidas que forem surgindo no decorrer da execução das tarefas. Eu apoio completa e irrestritamente a sugestão dela. No decorrer dessa semana todos nós realizamos a mesma atividade:

Atividade DESAFIO – criar um site e colocá-lo no ar, de forma simples, utilizando o Assistente do próprio site de hospedagem.

Fui ao GeoCities , indicado nas instruçoes da tarefa. Esse site de hospedagem é gratuito. Bastou fazer a inscrição para ter acesso , depois de feita a inscrição, é só seguir as instruções do Assistente de Construção de homepages e tudo dá certo. Bem simples. Tomara que as tarefas seguintes continuem assim.
Uma já foi


Bjokas
Raquel








Postador Por: Raquel às 11:34
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail

___________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Feliz hoje, porque finalmente apareceu no meu ambiente de aula, o Mòdulo II do Informática para Educadores. Nosso encontro presencial é amanhã e eu estava sem acesso à pasta da matéria. Agora vou lá me inteirar das atividades e verificar se estão difices demais.

Bjokas
Raquel




Postador Por: Raquel às 10:41
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




sábado, 16 de junho de 2007

Esse link é para inscrição em um curso de especialização à distância. Deixando aqui para que os colegas tenham acesso e verifiquem se há interesse.

http://www.unirio.br/cead/

Bjokas
Raquel



Postador Por: Raquel às 19:48
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail


_____________________________________________________________________________________________________

 

segunda-feira, 28 de maio de 2007


Bem, já que o resultado das provas está demorando,
e nós estamos nessa espécie de férias… Vou deixando
aqui os meus objetos de trabalho e ao mesmo tempo de lazer…
E de sofrimento tbm, pq não?!

Afinal, a Literatura serve pra “mexer” com nossos conceitos,
com a nossa visão de mundo , e, entre outras coisas, para
nos fazer crescer… E crescer as vezes é muito dolorido…

Que cada um “sinta” o poema como bem lhe aprouver…
ou como puder, mas que o sintam, por favor!!!

Bjokas
Raquel.



Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem-querer;
É um andar solitário entre a gente;
É um nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade,
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

“Camões”


Postador Por: Raquel às 13:54
Comentários | 1
enviar por texto por e-mail




quarta-feira, 23 de maio de 2007

Realizei a AP (Avaliação presencial), ou popularmente, PROVA de conclusão do MÓDULO 1 do curso de Informática para Educadores no dia 19-05-2007. Achei a prova coerente com tudo que nos foi proposto no decorrer do curso, por isso não tive maiores dificuldades. Hoje para fechar de fato o Módulo , reenviarei todas as atividades ao tutor à distância, pois até agora não recebi retorno dele, apesar de, no dia da prova ele ter me falado que havia enviado um e-mail com as respostas que solicitei no dia anterior, até o momento não recebi resposta alguma…

Agora é esperar o resultado da avaliação, sendo aprovada, dar início ao Módulo 2 e prosseguir na busca por conhecimento e aperfeiçoamento… Afinal somos seres em eterna construção e um dos meios é estudar sempre…

Bjokas
Raquel





Postador Por: Raquel às 16:08
Comentários | 1
enviar por texto por e-mail




domingo, 20 de maio de 2007

Hoje será nossa última aula presencial. Finalmente , aos 45 minutos do segundo tempo, terminei a última atividade.

Deixando aqui o texto que resultou da leitura deixada na biblioteca do ambiente virtual do curso.

Bjokas
Raquel


Atividade Módulo 1 – Curso de extensão: Informática para Educadores – turma 2007-1 . CEDERJ
http://www.cederj.edu.br/cecierj/



Atividade Final : TEXTO REFLEXIVO
(Fátima Raquel)


Durante o curso Informática para educadores tivemos acesso aos textos sobre tecnologia e mídias.Os textos falam da forma como a tecnologia já faz parte da cultura mundial, já está inserida em nosso cotidiano, e no quanto precisam se entendida e apreendida para que se possa tirar proveito delas, de uma forma geral , pela sociedade, e mais especificamente pela educação.
O processo de avanço tecnológico está numa velocidade vertiginosa, e será impossível para qualquer professor que ignore isso, exercer seu ofício de forma proveitosa. O computador já não é mais um bem restrito a uma minoria, está presente até nas atividades básicas da vida moderna. Mesmo quem tem dificuldades em adquerir um computador precisa lidar com ele, seja em terminais de autoatendimento
bancário, seja para ter acesso a informações funcionais, de cidadania mesmo.Por isso já é enorme o número de Lan Houses, Cyber Cafés. È uma necessidade da sociedade moderna ter acesso a um computador, à internet. Qualquer jovem ao sair da escola , ao procurar uma ocupação, um emprego, precisa ter domínio mínimo sobre a informática.Assim a Informática não pode mais ser relegada a um curso específico e fora da grade de ensino obrigatório. Deve ser usada em todas as matérias, como o caderno, os livros e o quadro são usados independente da disciplina que esteja seja passada. Informática não é uma disciplina , é ferramenta de estudo e assim deve ser utilizada por todos os professores e alunos.
As crianças ja nascem imersas nesse mundo de mídias, que é muito mais atrativo a elas do que o livro, caderno e lápis que se usava e se usa ainda em muitas escolas. O professor precisa rever sua forma de ensinar, precisa aprender a ensinar usando as mídias ou as multimídias no exercício de passar conhecimentos. Até porque, o conhecimentos agora está todo disponível na internet, cabe ao professor guiar seus alunos, trazer até eles, ou levá-los a descobrir o que de fato seja relevante dentro dessa imensa rede de informações. A tarefa do professor não se restringe mais a passar a teoria na lousa e depois passar uma infinidade de exercícios para que o aluno decore. É preciso ensinar o aluno a “procurar”, a buscar o conhecimento e principalemte a selecionar , distiguir as informações relevantes dentro desse mar de conteúdos internet.
Há uma infinidade de possibilidades ainda a ser explorada por educadores e alunos. Cursos à distância, como esse que estamos fazendo é um ótimo exemplo de uso proveitoso da tecnologia. A internet propicia a troca de informações, o trabalho em grupo, a comunicação e circulação rápida de informações. Aqui aprendemos noções de informática , o que é essencial se pretendemos usar a multimídia como professores. E aprendemos também que é fundamental para todo cidadão, e principalmente par a o professor, sej a de que disciplína for, dominar essa ferramente. Afinal todo cidadão passa pela escola, ou deveria passar, e é desejável que sai da escola com bagagem para interagir e colaborar dentro do seu meio sociocultural. O curso Informática para educadores foi um primeiro passo no meu aprendizado sobre esse assunto, espero evoluir no decorrer dos próximos módulos e com isso ter maior domínio sobre esta ferramenta de trabalho.


Postador Por: Raquel às 9:56
Comentários | 1
enviar por texto por e-mail




quarta-feira, 16 de maio de 2007

Hoje passei para deixar o resultado de uma conversa informal com um amigo – que nem é professor – ( professora por vocação é assim mesmo, não da sossego nem aos amigos , fala de alunos e aulas o tempo todo).

Mas enfim, vou deixar aqui os links, que são externos ao nosso grupo, mas pertinentes ao que vem sendo desenvolvido durante nosso aprendizado, de interesse de todos nós , como educadores na busca por conhecimentos , por maneiras e métodos para entender e buscar novos modos de exercer nosso ofício nessa Era Tecnológica, de expansão vertiginosa da informática e da multimídia.

Espero que vocês tirem proveito da leitura. Achei os textos ótimos para fazermos uma reflexão sobre como, quanto e quando vamos fazer uso de tudo que estamos aprendendo aqui.
_____________________________________________________________________________

http://www.youtube.com/watch?v=NLlGopyXT_g
( filme feito pelo professor de antropologia cultural Michael Wesch, da Universidade Estadual do Kansas )

“…a linguagem não-linear da internet é, hoje, infinitamente mais sedutora para os estudantes. ‘Fiz esse filme para mostrar a outros educadores que a nova maneira de ler e de escrever não pode mais ser ignorada nas salas de aula’, disse Wesch, em entrevista a VEJA…”
______________________________________________________________________________
Esse fragmento foi retirado do texto – Na língua de ‘kmoes’- , que pode ser lido na integra em:
http://www.certifica.org.br/noticias/default.asp?codigo=2208


Também aconselho o texto que fala sobre o uso dos computadores por nós, professores dentro da sala de aula.
O computador não educa, ENSINA!
http://www.certifica.org.br/noticias/default.asp?codigo=2207

Ambos os textos estão também na revista Veja desta semana.

Bjokas





Postador Por: Raquel às 14:19
Comentários | 1
enviar por texto por e-mail




segunda-feira, 14 de maio de 2007

Na aula passada, 11-04-07, o professor nos passou informações teóricas sobre o que viemos exercitando durante as aulas presenciais, que são basicamente práticas.Passou informações técnicas sobre como se dá a conexão com a web, as necessidades físicas para conexão, como, linha telefônica, modem, placas, sobre navegadores, provedores, sistemas operacionais. Tivemos bastante teoria sobre a nossa prática.






Vou colocar o produto da Atividade ” textos coletivos” no Jornal , também feito como exercício no curso.Acho que lá cabe melhor do que aqui no blog.





Bjokas


Postador Por: Raquel às 9:42
Comentários | 0
enviar por texto por e-mail




terça-feira, 8 de maio de 2007

Depois de uma longa pausa no diário, (mas não nas tarefas), venho relatar os últimos acontecimentos no curso de Informática para Educadores.

Estamos quase chegando à reta final do primeiro módulo. A prova presencial é dia 19-05-07, depois disso imagino que não deva demorar o resultado,nos levando ao segundo módulo🙂

Desculpem, estou um tantinho apressada, pulando as etapas….


Vamos devagar. Retornando aos últimos dias…


Consegui entregar todas as atividades à distância no prazo estipulado, que foi dia 29-04-07.

Durante a aula presencial do dia 26-04-07, contamos com o auxílio do professor na elaboração do dicionário-maluco. Ele também nos ajudou em algumas outras pequenas dificuldades como, e-mails de alguns colegas que não estavam funcionando adequadamente dentro do grupo de discussões usado na interação do grupo. Foi tudo solucionado.

Na aula presencial do dia 04-05-07, foi executada a tarefa do texto coletivo.

No momento, estou na expectativa da próxima aula, que nos dará as diretrizes da Avaliação Final do módulo ( ki medo!!!)

A brincadeira é só pra desvanecer a ansiedade, porque por mais que já sejamos professores, habituados com provas e demais procedimento pedagógicos, avaliação sempre é uma coisa que dá mesmo um “friozinho na barriga”. Mas confio que estejamos preparados para superar mais essa etapa.

Acho que fui á forra de ter ficado tanto tempo sem escrever aqui🙂
Caprichei, escrevi até demais🙂

Agora vou revisar todo o material que há na plataforma do CEDERJ e verificar as atividades que ainda restam por fazer…

Bjokas
Raquel



___________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 25 de abril de 2007

Bem, cá estamos nós novamente…

Na aula presencial de sexta-feira, 20-04-07, foi criado um grupo de discussões com o auxílio do professor. O grupo funciona da seguinte forma: todos os alunos ingressam no referido grupo, quando um de nós envia um e-mail direcionado a este grupo, automaticamente ele é distribuído entre todos os outros participantes, o que facilita bastante a comunicação entre nós. O grupo também possibilita que deixemos arquivos on-line, disponíveis para que todos os integrantes do grupo possam fazer uso deles. A funcionalidade desse tipo de grupo é ótima pra um curso á distância. Nos próximos Módulos, onde as aulas presenciais não terão a assiduidade que têm agora, vejo o grupo como uma importante ferramenta de trabalho para o desempenho do curso.

Por hora é só… Preciso terminar as atividades que têm de ser enviadas à tutoria.

Abraços


__________________________________________________________________________________________________

 

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Bem, após um longo silêncio aqui, causado pela minha falta de tempo e por um tiquino de preguiça também, volto com vontade colocar todas as minhas tarefas em dia, ( levei puxão de orelha da tutoria a distancia ontem ).

Na verdade recebi mesmo e-mail da tutoria se oferecendo para ajudar, visto eu não ter enviado ainda tarefa alguma. Eu até pensei que já tinha realizado a tarefa do Blog (este aqui), mas percebo agora que, apesar de tê-lo criado bem no início do curso, não enviei o endereço corretamente à tutoria. vou providenciar isso agora, e terminar as outras tarefas.

Deixando registrado aqui que o tal “puxão de orelhas”, me agradou, gostei de saber que estamos num curso, que mesmo sendo à distância nos dá suporte , atnção e até nos chama á responsabilidade.

Por agora já tagarelei demais…rs
Vou tratar de providenciar minhas atividades
bjokas


__________________________________________________________________________________________________

sábado, 7 de abril de 2007


Com o feriado dei uma relaxada nas tarefas, mas essa semana pretendo
escrever o artigo pro nosso jornal, estou até pensando que podemos “publicar”
na web….rs
Mas isso já é outra história🙂

Pretendo também executar todas as outras atividades, que devo confessar estão
ainda por fazer… Tenho ainda de aprender a melhorar esse blog…

Mas tudo isso só depois de me abastecer de chocolate de amanhã😉

Abraços Raquel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: